terça-feira, 25 de maio de 2010

Carta do Instituto Butantan.

Após receber inúmeros apoios, o Butantan se pronunciou em uma carta de agradecimento que reproduzo abaixo:
......
Ao queridos amigos do Butantan
Prezado(a) Srs (a),
O Butantan agradece todo o apoio e a solidariedade recebidos nos últimos dias, em especial de Coleções de todas as partes do Brasil e do Mundo que se dispuseram a enviar exemplares para a recuperação de nossas coleções.
Aproveitamos para informar que foram recuperados 42 livros de registro da coleção de serpentes, pois os originais estavam armazenados em outro prédio. Apenas três livros ainda precisam ser localizados.
Nos livros há registros de todos os espécimes que estavam armazenadas no prédio atingido pelo fogo, incluindo nome científico e popular, data e local de coleta, nome do coletor, além de outras informações sobre as características de cada um deles.
A preservação do histórico da coleção irá proporcionar estudos sobre as localidades onde os animais foram encontrados, além de levantamentos sobre os espécimes contidos na coleção. Também foram preservados todos os arquivos digitalizados referentes a esses livros, que tinham sido copiados e arquivados em local diferente do acidente. Parte destas informações também está disponível no site: www.splink.cria.org.br.
Todo o material didático enviado às escolas, universidades e instituições de ensino pelo Butantan também foi resgatado sem qualquer prejuízo. São exemplares de animais disponibilizados para as escolas e utilizados como material extra aos alunos.
Graças ao apoio da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e a enorme dedicação de pesquisadores e estudantes foi possível recuperar vários animais. A partir de agora começa um minucioso trabalho de identificação do que restou da coleção.
Os pesquisadores, que antes utilizavam o Prédio das Coleções como local de trabalho, agora desenvolverão seus estudos em uma nova área, dentro do instituto, que está sendo adaptada para abrigá-los provisoriamente. Neste local, os pesquisadores irão catalogar e identificar o material que está sendo recuperado do incêndio e os novos exemplares que estão chegando ao Butantan.
É importante ressaltar que o acidente em nada interfere na pesquisa em outras áreas, na produção de soros e vacinas realizada pelo Instituto e na visitação pública que continua em pleno funcionamento.
O Instituto e a Fundação Butantan já iniciaram tratativas técnicas e administrativas, não somente para recuperar tudo o que for possível como também para o estabelecimento de novos mecanismos e atividades de modernização, em apoio às pesquisas no campo da biodiversidade.
O reconhecimento do valor histórico e do impacto da produção científica e tecnológica do Instituto Butantan na saúde pública nos obriga e nos permite agregar todas as forças sociais disponíveis, nacionais e internacionais, para o alcance destes objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário