terça-feira, 13 de março de 2012

Amanhã, 14 de março de 2012 - Palestra no Auditório do Museu Goeldi

Ciência e Cultura na Festa da Árvore

Agência Museu Goeldi - Com o intuito de sensibilizar a população para preservar o meio ambiente, o Serviço do Parque Zoobotânico e o Serviço de Educação e Extensão através do Núcleo de Visitas Orientadas (NUVOP) do Museu Paraense Emilio Goeldi preparam uma programação com palestras, exposições e feiras que demonstram a importância de preservar a biodiversidade da Amazônia. Os eventos marcam a Festa Anual da Árvore. No Norte e Nordeste do Brasil, a comemoração é feita na última semana de março em consonância com as estações observadas regionalmente. O Museu Goeldi comemora a Festa Anual todo mês de março desde 1999.

Programação - Especialistas proferem palestras no Auditório "Alexandre Rodrigues Ferreira", do Parque Zoobotânico e no domingo, 18, haverá uma série de atividade no Parque. Experiências e iniciativas diversas estão na agenda de comemorações. Nem só pesquisadores e institutos governamentais são responsáveis por manter a flora intacta. Para Orlando Carneiro, um dos palestrantes que abordará o tema “Bosque Sonho do Carneiro: uma experiência que merece ser contada” a resposta é não. Carneiro, que é engenheiro florestal demonstrará, na quarta-feira, dia 14 a partir das 14 horas, a sua experiência pessoal. Ele falará de como conseguiu reunir uma quantidade de espécies de plantas preservadas, usando dos próprios recursos, em uma propriedade particular localizada no município de Marituba, na Grande Belém.


Dentro da programação, no dia 15, haverá a palestra sobre “Arborização Sustentável” proferida pela Dra. Noemi Viana, da Embrapa Amazônia Oriental – e “Diagnóstico e Análise de risco de queda de árvore” ministrada pelo pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, Sérgio Brazolim. As palestras vão acontecer no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, que fica no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, na Avenida Magalhães Barata.

No encerramento, domingo dia 18, no Espaço Raízes, a partir de 10 horas acontece a programação cultural que reune na Expo-feira Arte Goeldi mostra com o tema “Diversidade e Arte”, além de projetos culturais, artesanatos regional, reciclagem de material botânico, plantas ornamentais, medicinais e comestíveis. Todos os visitantes do Parque poderão participar.

Outra atração será a “Feira da Habilidade” com a apresentação de produtos orgânicos feitos pelas mulheres do Espaço Acolher da Santa Casa de Misericórdia do Pará.


Publico alvo – Os estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior das instituições púbicas e privadas são os convidados para participar da programação que acontece no Parque.

Serviço – A Festa Anual da Árvore acontece de 14 a 18 de março, com os dois primeiros dias dedicados ao Ciclo de Palestras, no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, sempre às 14 horas e, para encerrar no domingo, dia 18, a programação cultural acontecerá no Espaço Raízes a partir das 10 horas.

Texto: Denilton Resque

Nenhum comentário:

Postar um comentário