Começa o Festival de Gastronomia Inteligente
Alimentação saudável posta à mesa durante oficinas e palestras
Agência Museu Goeldi – A sétima edição do Festival de Gastronomia Inteligente realizado pelo Museu Emílio Goeldi já começou e, este ano, traz um diferencial: promove o debate e discussões entre o público que participa do evento com os profissionais da área gastronômica e da saúde.
Alguns desses profissionais já foram apresentados ao público durante a mesa redonda “A Ciência da Natureza”, ocorrida no último dia 14, que contou com a presença da culinarista e chefe de cozinha da “Mãe Terra Produtos Naturais” Valceni Marques de Oliveira, do iridologista (profissional que estuda o ser humano através da íris ocular ) Widiner Lisboa, do quiropraxista (aquele que estuda as disfunções mecânicas nos sistemas neural e muscular) Guilherme Leeroy, e do terapeuta holístico Franco Marques.Além desses, também participam do Festival as nutricionistas da Universidade Federal do Pará Fernanda Moura e Yuko Ono, com as palestras “Aproveitamento integral dos alimentos” e “Planejamento de cardápios e dietas saudáveis”, respectivamente, e a pediatra e nutróloga Clara Brandão, do Ministério da Saúde, com “Treinamento e Planejamento da Alimentação Sustentável”.
A Oficina de Alimentação Sustentável, que será realizada nas manhãs dos dias 15 e 16, no Parque Zoobotâncio, fica sob a orientação de Eliete Santana, que é culinarista e representante da comunidade do bairro da Terra Firme. Veja programação completa.
A programação do Festival vai até o dia 18 de outubro, quando haverá uma programação cultural na qual serão exibidos os produtos da oficina, além da feira de produtos orgânicos, expo-feira e homenagens. O diálogo com a comunidade terá mais um espaço durante o encerramento com uma nova participação da Dra. Clara Brandão.
A idéia do festival surgiu a partir do projeto “Museu leva educação em ciência à comunidade”, que há 20 anos vai às periferias da Região Metropolitana de Belém levando oficinas e palestras acerca do consumo e reaproveitamento consciente dos alimentos. “Está planejada uma reunião com as lideranças dos bairros de Terra Firme, Souza, Distrito de Mosqueiro, entre outras para falar sobre como evitar desperdícios na merenda escolar. Este é só um exemplo do trabalho realizado”, comenta Helena Quadros, do Núcleo de Visitas Orientadas do Parque.VII Festival - O Festival é promovido pelas Coordenações de Comunicação e Extensão e de Museologia do Museu Goeldi, além do Serviço de Educação e Extensão Cultural, Serviço do Parque Zoobotânico e Núcleo de Visitas Orientadas ao Parque, e tem o apoio da “Mãe Terra Produtos Naturais”.
Serviço: VII Festival de Gastronomia Inteligente 2009
Encerramento dia 18 de outubro, a partir das 9h30, no Espaço Cultural Raízes, localizado no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, com apresentações culturais, palestra da Dra. Clara Brandão, do Ministério da Saúde, e apresentação dos resultados da Oficina de Alimentação Saudável.
Encerramento dia 18 de outubro, a partir das 9h30, no Espaço Cultural Raízes, localizado no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, com apresentações culturais, palestra da Dra. Clara Brandão, do Ministério da Saúde, e apresentação dos resultados da Oficina de Alimentação Saudável.
Texto: Vanessa Brasil/Andréia Espírito Santo (http://www.museu-goeldi.br/NOTICIAS/16_10_2009)

A inauguração aconteceu na última sexta-feira (16), por meio de uma parceria científica entre o Instituto Francês de Desenvolvimento para a Pesquisa (IRD) e o Museu Goeldi, e contou a participação de representantes das duas instituições, do povo Kayapó e da Aliança Francesa do Governo do Estado do Pará.
De nós, sobre nós – As peças expostas mostram a vida cotidiana e tempos de festas dos povos, e quase todos os objetos foram escolhidos pelos Kayapó. A ideia é mostrar os aspectos mais importantes da cultura deles, tais como a cosmologia, a agricultura entre outras práticas.
Agência Museu Goeldi - Na manhã do último domingo, 28 de março, o Parque Zoobotânico (PZB) do Museu Goeldi convidou a população para comemorarem juntos o encerramento da sua Festa Anual da Árvore. Com apresentação teatral, exposição de trabalhos científicos, feira de artesanato e produtos naturais, jogos educativos, além da distribuição de mudas e plantio de árvore, o evento, que aconteceu no Espaço Raízes do PZB, chamou a atenção, sobretudo, para a preservação ambiental.
Arte - A atividade do domingo também contou com a participação de diversos artistas e artesãos, seja na Expo-Feira, onde eram comercializados livros e peças de artesanato, seja por meio da participação do grupo Amigos da Arte do Outeiro, que apresentou ao público quadros de diversos artistas.
Após o plantio, o diretor foi oficialmente apresentado aos 10 novos monitores ambientais do Museu Goeldi. Alunos de diversas escolas públicas de Belém, esses estudantes, dentre outras atividades, ficarão no Parque Zoobotânico prestando informações ao visitante sobre as espécies encontradas no Parque, bem como assuntos ligados à preservação do meio ambiente. Esse sistema de monitoria está vinculado ao projeto Jardim Botânico Vai à Escola, patrocinado pelo Banco da Amazônia (Basa) e promovido pela Rede Brasil de Jardins Botânicos.