sexta-feira, 30 de abril de 2010

Museu Goeldi e Terra Firme participam do Ponto de Memória organizado pelo IBRAM


Museu Goeldi no Encontro Teia da Memória

Educadora do Goeldi e a comunidade da Terra Firme participam de
encontro que visa desenvolver a memória e a cultura local


Agência Museu Goeldi – A coordenadora do Núcleo de Visitas Orientadas ao Parque Zoobotânico (Nuvop) do Museu Goeldi, Helena Quadros, participa do 1º Encontro Teia da Memória, que ocorre nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, em Salvador (BA).
Pontos de Memória- O evento faz parte do Programa Pontos de Memória, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Ministério da Justiça. O programa, que recebe o apoio do Ibram em 12 capitais brasileiras, tem o objetivo de implantar museus em regiões metropolitanas caracterizadas pelo alto índice de violência com o objetivo de valorizar e estimular as iniciativas de grupos comunitários que desenvolvem trabalho no campo da memória local.
Na primeira etapa do trabalho, os técnicos da Coordenação de Museologia Social e Educação do Departamento de Processos Museais realizaram visitas a localidades pré-definidas para a implantação dos Pontos de Memória. Em Belém, o bairro o bairro da Terra Firme foi selecionado pelo Ibram para participar do Programa.
O Encontro tem o objetivo de promover a troca de experiências entre as iniciativas comunitárias e construir coletivamente as diretrizes que nortearão as ações para o fortalecimento dos Pontos de Memória em 2010. O encontro será realizado nos dias 16 e 17 de dezembro e, no dia 18, terá ainda uma programação especial para o Dia do Museólogo, comemorado na data.
Participação do Museu- A coordenadora do Nuvop irá acompanhada de quatro pessoas da comunidade do bairro da Terra Firme, com a qual o Museu Goeldi possui parceria no Projeto "O Museu Goeldi leva educação e ciência à  comunidade". Helana Quadros participará do Encontro com relatos da experiência de 24 anos de atividades desse projeto, com apresentação de banners e livros.
Dentre os representantes da comunidade está a bolsista de Iniciação Científica Júnior Jéssica Santos, também do Nuvop, que tem como plano de trabalho o projeto desenvolvido na Terra Firme sobre a qualidade da água nos poços de moradores do bairro.
“Esta é a segunda etapa que estamos participando e será muito importante para as etapas posteriores de implementação do Projeto do IBRAM em Belém”, conta Helena Quadros.

Confira a Programação
Texto: Vanessa Brasil e Lilian Bayma (http://www.museu-goeldi.br/sobre/NOTICIAS/18_12_2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário