sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O que está por trás dos muros do Museu Goeldi??

"Museu de Portas Abertas" revela ao público as pesquisas realizadas pela instituição

Agência Museu Goeldi – Pesquisadores e bolsistas abrem as portas de seus ambientes de trabalho no Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém (PA), para que a comunidade conheça e aprecie as pesquisas do Parque Zoobotânico e do Campus de Pesquisa. O evento, que pretende aproximar os visitantes dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos pesquisadores do Museu, conta com palestras, vídeos, exposições e possibilita um vasto contato com o conhecimento científico realizado por esta instituição.

Aniversário do Museu - Como parte da programação de aniversário do Museu Goeldi, que no dia 6 de outubro comemora 145 anos de existência, o Núcleo de Visitas Orientadas do Parque (NUVOP), sob a responsabilidade da Pedagoga e Mestre em Educação Helena Quadros, realiza o Museu de Portas Abertas. Segundo Helena, "o principal objetivo do "Portas Abertas" é que o visitante tenha contato direto com pesquisadores. Que a sociedade, escolas, professores e agentes comunitários conheçam os pesquisadores e vejam de perto as pesquisas. O que é que está por trás dos muros do Museu".

Durante 145 anos de pesquisa científica, grandes acervos foram sendo constituídos em diversas áreas como zoologia, botânica, arqueologia, etnografia, linguística, paleontologia, rochas e minerais. Alguns materiais serão disponibilizados para apreciação do público, tanto no Parque Zoobotânico como no Campus de Pesquisa, durante o evento "Museu de Portas Abertas". Para além das pesquisas, o Parque Zoobotânico conta com sua mostra de fauna e flora da Amazônia, que encanta a todos.

Ver e ser visto – Essa super programação conta com dois dias de exposição no Campus de Pesquisa. "Vamos ter o Corredor da Botânica, onde estagiários e bolsistas mostrarão os fungos, os grãos de pólen no microscópio. Vão apresentar também exposição de plantas úteis, de óleos essenciais e produtos". A coordenadora conta que todos os anos, os pesquisadores escolhem uma sala para mostrar como é o ambiente de trabalho do pesquisador.

Além da programação no Campus oferecer exposições, os visitantes poderão conhecer laboratórios, acervos, a biblioteca e sem contar com a presença constante de pesquisadores e bolsistas que fazem parte dessa instituição. "Portas abertas é porque realmente a pesquisa abre suas portas para a comunidade", ressalta Helena.

Parque Zoobotânico- Para a programação no Parque, no dia 6 de outubro, a equipe da Coordenação de Zoologia (CZO) contará com armadilhas para insetos. "Serão montadas armadilhas de como capturar insetos". O lixo também será lembrado durante a programação. "Dentro do espaço raízes, eles vão trabalhar a questão ambiental com os visitantes". A equipe da Coordenação de Ciência da Terra e Ecologia (CCTE) fará uma mostra de parte de sua coleção de fósseis.

Homenagem especial - Este ano, o "Museu de Portas Abertas" homenageará a pesquisadora da Coordenação de Botânica, Raimunda Potiguara, falecida no mês de junho de 2011. A ideia é da própria organização do evento, juntamente com os pesquisadores do MPEG. "Raimundinha", como era carinhosamente conhecida por seus colegas de trabalho, elaborava uma programação especial para receber os visitantes do Portas Abertas". Segundo Helena Quadros, Raimundinha era voluntária de trabalhos comunitários e também uma educadora de primeira, além de ser uma pessoa dinâmica. Esse ano, os alunos da Pós-Graduação de Raimundinha, que continuam na pesquisa, vão contar a história da pesquisadora. "O mais legal é que foi iniciativa dos próprios alunos prestarem essa homenagem". O evento acontece no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, no dia 6 de outubro, às 9 horas, no Espaço Raízes.

Para participar

Escolas de ensino médio e fundamental, universidades e centros comunitários podem participar, mas precisam se inscrever com antecedência. As inscrições devem ser feitas pelo email nuvop@museu-goeldi.br ou pelo telefone: 3282-3249.

Serviço

Parque Zoobotânico do Museu Goeldi

Com tendas montadas pelo parque, no dia 6 de outubro, data em que é comemorado o aniversário do Museu, o Portas Abertas terá armadilhas para insetos, debate sobre o lixo e uma mostra de fósseis. Além da apresentação de bonecos de fantoche em homenagem a pesquisadora Raimunda Potiguara, da Coordenação de Botânica, às 9h da manhã. O Parque Zoobotânico fica localizado na Av. Magalhães Barata, 376 - São Braz.

Campus de Pesquisa do Museu Goeldi

Em dois dias de exposições (19 e 20/10), pesquisadores das áreas de Botânica, Zoologia, Ciências Humanas e Ciências da Terra e Ecologia apresentarão parte de seus trabalhos de pesquisa, além de exposições fotográficas. O horário de visitação é de 9h às 17h. O Campus de Pesquisa do Museu Goeldi fica na Av. Perimetral, 1901 – Terra Firme.

Texto: Vandilson Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário